- Área: 100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ola Österling
-
Fabricantes: Fagerhult, KVIK, Kasthall, Träullit, Wiwa Byggentreprenad AB
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016 nós fomos chamados para projetar uma nova casa em Torekov, no sul da Suécia, região bastante conhecida por atrair as pessoas no verão. O casal tinha adquirido o terreno recentemente e o usava para fins recreacionais somente durante o verão. Apesar de passarem boa parte de seu inverno em Estocolmo, eles tinham vontade de estender seu uso também durante as estações mais frias.
O terreno está localizado em uma colina cercada por alguns vizinhos e várias árvores, ao mesmo tempo que a colina, por sua vez, também é cercada por campos verdes. Para oeste, o terreno tem vistas sem obstruções para o Kattegatt Sea, além do centro de Torekov. Primeiramente, o cliente estava convencido de ter um edifício de dois andares com um grande terraço na cobertura e bastante vegetação. Depois de tentar diferentes abordagens e partidos, nós concluímos que uma construção térrea mais simples, com referências ao moderno do meio do século, seria a escolha mais elegante.
A simplicidade da planta e da paleta de cores e materiais, usados em colaboração com princípios básicos de arquitetura, faz da casa uma construção elegante. A planta é dividida entre espaços coletivos e mais abertos, e uma parte mais privativa e resguardada. Nesta parte mais coletiva encontra-se a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar. Apesar dessas funções estarem todas concentradas em uma planta livre, a sala de estar cria sua própria espacialidade a partir de um desnível.
As janelas operáveis cercam esta parte da casa, e permitem que os cantos se abram para os terraços. Mesmo em dias de chuva é possível sentar na sala de estar com a sensação de estar nas áreas externas. O material da cobertura é usado tanto na parte interna quanto na parte externa, o que faz a cobertura parecer um só elemento, sustentado apenas por alguns pontos.
Culturalmente, suecos gostam de aproveitar o ar livre durante as estações mais quentes, o que faz com que a cobertura tenha um papel importante ao estender a área externa, convertendo-a em área interna. Estendendo-se ao longo dos diferentes terraços ao redor da casa, ela é sustentada por colunas esguias colocadas simetricamente ao longo da fachada. Os quartos e as áreas de serviços foram colocados nos fundos da casa, com acesso por um corredor comum. Dois quartos dividem um banheiro, e suas portas e janelas permitem uma vista direta para o quarto principal. Essa parte da casa está de frente para a rua, e portanto, tem aberturas menores e uma fachada trabalhada em madeira.